Poesia

A Poesia tornou-se, desde 2014, um formato de literatura extremamente assíduo no Opina, em vários formatos, do verso solto à narrativa poética e pela mão de mais de uma dúzia de autores, alguns leitores-autores de aquém e além mar, que connosco partilharam os seus poemas livres, espontâneos até, por vezes, ou subordinados a uma orientação temática lançada em jeito de desafio.

Para nós a poesia é, não só um estilo literário que prima pela relevância da estética, da forma (seja ela qual for) a par do conteúdo, mas também uma reflexão sobre o tema a que nos propomos, sobre a sociedade, sobre nós, sobre a Terra e sobre a vida (ou falta dela). É um veículo de emoções e pensamentos e é também, uma herança cultural, que hoje, infelizmente, parece ter pouca relevância no panorama cultural nacional, relegada que está para uma etiquetagem de estilo literário de nicho, de volume e relevância secundarizados.

Com o intuito de contrariar esta tendência criámos em Novembro de 2014 a rubrica “Nas Asas da Poesia” que ao longo dos anos tem dado espaço à criação e divulgação de Poesia em Português, ajudando a promover esta que é uma das mais antigas formas de expressão artística escrita da Lusofonia!

Os curiosos, os amantes desta arte e/ou leitores ávidos podem encontrar de seguida o nosso repertório poético.

2014 – 2016Aqui

2017 – Aqui

2018 em diante – Aqui

Boas leituras!