Artes & Cultura, Cartas da Terra, Rubricas

Carta em Viagem

rails-2746501_960_720

Escrevo-te em viagem. No dia da Liberdade estou a caminho de Santa Comba Dão, a terra do ditador. Ironias do destino ou estranha coincidência.

Uma viagem no comboio intercidades, Lisboa – Guarda. Para passar um fim de semana largo com uma amiga. Na mochila levo a expetativa de descanso ativo em caminhadas, com conversas e silêncios bons, com o contacto com a rede local desta amiga, entre familiares e amigos (nacionais e estrangeiros residentes), voltar ao café da Tucha, ao rio Alva, lavar os pés e a alma no Ortigal e muito mais que seria queirosiano enumerar.

Esta amiga-inspiração reformou-se mais cedo e tem ensaiado desde então múltiplos projetos. Como eu, é de fazer. Nem tudo corresponde às fantasias iniciais. Mas tenta, faz, deixa cair se for preciso, inventa e reinventa-se. Também tem lidado com rasteiras da vida, altos e baixos, intervalos de sentido, nevoeiros. Mas é uma amiga-lanterna, que vai um bocadinho à frente iluminando mapas que também fazem parte da minha busca. Mostra-me que é possível enraizar e circular. Alimentar as nossas redes e expandirmo-nos para além dos medos. Passar entre dicotomias. Manter uma horta, viver com simplicidade e manter-se em contacto com o diferente, o inesperado ou o desconcertante. Procurar entender e respeitar quando não se entende. Insistir no trabalho sobre si, viver com menos controlo e mais auto compaixão.

Nesta fase da minha vida continuo a inspirar-me nas pessoas e nas suas histórias. Porque é no contacto com o mistério do outro que encontro notícias minhas.

Viva a Liberdade!

Isabel Passarinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s