Artes & Cultura

A Knight of the Seven Kingdoms

livro 2.jpg

O penúltimo livro de autoria de George Martin e a primeira de duas prequelas às Crónicas de Gelo e Fogo, A Knight of the Seven Kingdoms (O Cavaleiro dos Sete Reinos em Português) coloca a narrativa cento e poucos anos antes dos eventos de A Game of Thrones, o primeiro livro das afamadas crónicas.

Voltamos a percorrer Westeros mas no continente dos outrora sete reinos, os Targaryen ainda reinam. Cheio de familiaridade nas casas e nos locais por onde passa, o tom deste conto é, no entanto, muito diferente do que George Martin nos habituou nas Crónicas de Gelo e Fogo. Longe das intrigas palacianas, ainda que não imune às mesmas, A Knight of the Seven Kingdoms passa-se essencialmente na estrada, em caminhos secundários, em montes e vales, e em modestas localidades seguindo Dunk, um escudeiro que se destaca pela sua estatura e que viria a ser conhecido por Ser Duncan, the Tall.

1925dfb35dc9a9d53f262609f6636050

Ansioso por mostrar a sua coragem e o seu valor marcial, como tantos jovens cavaleiros, Ser Duncan acaba por participar num torneio, torneio este que viria, de maneiras várias, a mudar o curso da história em Westeros e, ainda que menos obvia e lestamente, para Ser Duncan.

Durante anos após o fatídico torneio, Ser Duncan continua a ser um cavaleiro errante e grande parte do livro acompanha as suas viagens e aventuras na companhia do seu fiel escudeiro Egg, um surpreendente jovem talento, personagem principal de uma história maior.

a0047f033214b2a900596698d309fb13

A habitual excelência narrativa e de escrita junta-se a uma tonalidade mais jovial e rural quando comparada a outras histórias em Westeros, transmitindo realidades em perspetivas pouco habituais neste universo belicoso e conturbado de George Martin, com tantas semelhanças à nossa própria realidade.

Leitura obrigatória para os fãs do autor, das Crónicas de Gelo e Fogo, da incontornável série A Game of Thrones e, para quem aprecia um conto de fantástica qualidade.

Nuno Soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s