Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Dia de recordar que a água pode acabar

12039525_515888195234031_144327146392846758_n

Qual é, qual é

Aquela que utilizamos todos os dias, sem pensar,

Uma e outra vez, sem contar

E que precisamos tanto como de respirar?

O dia mundial da água comemorou-se no dia 22 de Março. Água? O que é a água para nós? Água é vida, alguém disse. O que ninguém diz é o contrário desta frase: sem água não há vida.

Quando fechamos os olhos e pensamos em água vemos uma imagem de água transparente, cristalina, inodora. Segundos depois, pensamos em mergulhar numa praia cheia dessa mesma água cristalina, em cenário paradisíaco ou então no prazer de beber um copo de água num dia de calor intenso. O que é certo é que muito raramente pensamos nela como um recurso que se pode esgotar. E pode. De acordo com a National Geographic, 70% do planeta é coberto de água, mas apenas 2.5% está apta para consumo humano.

As alterações climáticas chegaram a Portugal: o nosso país está a entrar em níveis alarmantes de seca moderada a severa; estamos em Março e estão cerca de 25ºC, não chove há semanas. O cenário é este! Têm permissão para ficarem preocupados, porque é mesmo preciso agir!

São várias as campanhas de sensibilização, mas o que podemos todos fazer em casa para poupar ao máximo este bem tão precioso?

  1. Fecha sempre bem as torneiras! Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 l de água por dia;
  2. Coloca uma ou mais garrafas dentro do autoclismo, assim reduzes a quantidade de água por descarga. Cada descarga “normal” gasta cerca de 10 litros de água;
  3. Toma duches flash e fecha a torneira enquanto te ensaboas! Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 l de água.
  4. Muda para torneiras que diminuam o caudal de água utilizado, faz toda a diferença!
  5. Aproveita a água no inicio do duche enquanto está a aquecer. Podes verter para um regador e reutilizá-la na cozinha ou na rega das plantas;
  6. Aproveita a água da lavagem dos legumes para a rega das plantas ou para a passagem da loiça com maior sujidade, basta utilizares bacias;
  7. Prefere a utilização de regador ao invés da mangueira.
  8. Quem vive numa moradia pode experimentar colocar um barril de vários litros a receber a água dos algerozes, de forma a aproveitar as águas da chuva. Dá para lavar o carro ou regar a horta!
  9. Enche bem as máquinas da roupa e da loiça! Bem carregadinhas!
  10. Escolhe programas de lavagem mais curtos, menos tempo equivale a menos água;

Mas nem só nas dicas domésticas podemos reduzir o consumo de água, alterações na forma como consumimos também têm um impacto muito significativo:

  1. Opta por uma alimentação com base em legumes e frutas. Sabias que a indústria pecuária consome entre 20% a 33% de toda a água potável do mundo? Basta pensar que 1 kg de carne consome 15 497 litros de água em comparação com os 287 l de água que 1 kg de batatas consome;
  2. Compra a comida localmente e opta por alimentos sazonais e nacionais! Ao consumires desta forma prevines a utilização de quantidades excessivas de água para cultivar vegetais fora de época ou em habitats que não são naturais;
  3. Também os alimentos processados gastam maior quantidade de água na sua produção, opta por alimentos frescos.

No final as contas fazem-se e todos os litros contam! Não te esqueças que ainda vivemos num mundo em que muitos países não tem acesso a água potável.

Infografia-Como-poupar-água

Até o nosso Herman José se vestiu a rigor para dar voz à campanha das Águas de Portugal: Água, com um pingo de consciência! Podem espreitar o verdadeiro tesourinho interpretativo no link, para que possam absorver toda a mensagem e começar a mudar a rotina agora.

Sempre em fotossíntese até à próxima dica. 

  Sofia Ramalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s