Artes & Cultura, Rubricas, Viagens & Lazer

Vila Adentro, Faro, Dia de São Valentim

IMG_5655

O Vila Adentro tem feito justiça ao seu nome no que compete a levar-nos à dissecação histórica da velhinha Ossónoba. A envolvência amuralhada e os lindíssimos painéis de azulejos segredam-nos a narrativa de um tempo que por ali se conserva carinhosamente. O lugar onde a refeição também alimenta o intelecto e os pratos se servem com arte, entre arte.

Inaugurado em 8 de Outubro de 2014 e baptizado pela zona que o acolheu , assume-se como confeitaria, restaurante e mercearia cuja pretensão passa por evocar o passado histórico, artístico e gastronómico, adicionando a tudo uma pitada de sabores regionais e uma surpreendente inovação. A antiga galeria, dotada de salas ladrilhadas e de um silo misterioso, serve diariamente almoços e jantares aos muitos locais e estrangeiros que ali encontram refúgio, sossego, frescura e qualidade.

IMG_5646

A eclética carta de vinhos e as cervejas artesanais amparam perfeitamente o matiz de paladares que ali se expõe com equilíbrio e requinte para os sentidos. Mão de vaca com grão, bacalhau espiritual, pato confitado, lulas recheadas, jardineira, peixes no forno, salada de polvo, cataplanas e muitas outras obras de arte desfilam na carta e nos menus diários, sem descurar a opção vegetariana, as entradas e as sobremesas orgulhosamente algarvias.

Com música ao vivo ocasionalmente, o Vila recebe bem e serve com esmero, oferecendo ainda um apreciável leque de produtos nacionais na sua mercearia que nos permite levar para casa um ladrilho daquelas delícias. Prepara menus especiais para o Halloween, mas foi o de São Valentim que nos convocou ao regresso.

IMG_5649

Iniciando a exposição com um flute de sangria de frutos silvestres, fomos picando o couvert de pão, pasta de atum, azeitonas e azeite aromatizado. Entrámos libido adentro com umas ostras da Ria Formosa fresquíssimas, apenas com limão q.b. Os pratos principais distinguiram género mas igualaram qualidade, sugerindo à dama um filete de linguado com banana corada e molho de amêndoas. O mouro banqueteou-se com um magret de pato com risotto de beterraba em molho de laranja, alecrim e mel. Tão sublimes quanto os painéis, há que reconhecê-lo.

IMG_5654

A refeição culminou em mousse de chocolate branco com coulis de frutos vermelhos, um pouco além na acidez, de mão dada com um petit gateau com espuma de Bayleys que se revelou excepcional. Foi sabiamente banhada a tinto e branco e deixou o amor inscrito num painel que diz: Voltamos Já.

IMG_5656

Praça Dom Afonso III, 17

8000-167 Faro

Tlf: 289 052 173

Facebook: Vila Adentro

Email: geral@vilaadentro.pt

Maria João Barbedo e Roberto Leandro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s