Ambiente & Cidadania, Artes & Cultura, Editorial, Rubricas

Editorial – 6 anos!? Não é a maioridade mas já se dá uns toques na bola!

Bom dia! Cá está ele: o aniversário meia dúzia!

Este Março celebramos 72 meses de actividade e na loucura da celebração é possível que haja gente a correr pelada Avenida da Liberdade abaixo. Possível, mas pouco provável, pelo que mais vale esquecermos a ideia. 

1332848477_018759_1332850854_noticia_grande
Opinadeiros a descer  a Avenida da Liberdade

Foquemo-nos antes na confirmação, finalmente tornada pública, da renúncia do consórcio ENI-GALP às concessões para a prospecção de petróleo na costa Algarvia, atribuídas, sem estudo de impacto ambiental, pelo governo de Pedro Passos Coelho.

Este foi o objecto de luta maior da PALP (Plataforma Algarve Livre de Petróleo), à qual o Opina se associou, em nome do nosso património ambiental e do bem-estar social e económico de toda uma região que não se coaduna com a exploração de petróleo.

Focamo-nos ainda num projecto musical nacional de relevo (e que não é Conan Osíris, acreditam?), que temos acompanhado assiduamente, os Riding a Meteor.

A banda Farense sob a alçada da nossa parceira Epopeia Records, continua o seu caminho rumo à mítica Meteora, na Grécia, onde almejam filmar um concerto-documentário e levar a sua música ao nosso primo Helénico.

Ainda não há um mês, a 17 de Fevereiro, deram um fantástico concerto numa sala de cinema do Fórum Algarve, em Faro, no qual mais de 150 convidados se deliciaram com o espectáculo de som e imagem. Podem ver aqui algumas imagens desse concerto, obra de Mónica Brazuna.

A Conscience tour continua e, desde então, já os levou a Alferce e Carcavelos, já confirmaram o regresso a Punta Umbria, na Andaluzia e estão a concorrer no EDP Live Bands, um concurso que os pode levar ao NOS Alive. Se quiserem dar uma ajuda nesse campo, custa 2 cliques e eles agradecem.

Destacamos ainda, e à bruta, a nossa mais recente aventura poética que já produziu 2 filhos, ambos bastardos, que podeis ver aqui e aqui.

“E no que consiste essa aventura, menino?” – pergunta o atento leitor (um dos 8 que temos) de Espadanedo.

Consiste simplesmente em 4 virtuosos do Dominó (há um que joga muito bem Petanca também) a pegarem em temas virtualmente aleatórios (escolhidos ao calhas, em bom Português), e desafiando-se a si e aos restantes a criarem uma narrativa em poesia, com princípio, meio e fim, em 4 partes.

Desta falta crónica do que fazer nasceu uma lenda e um anão gigante (ainda que quem pariu o último seja segredo de equipa para moderar o assédio do sexo oposto em relação ao elemento em questão).

Para os mais distraídos (sei que os mais atentos já repararam) destaco ainda a nova imagem do Opina, que enaltece de maneira clara e justa a idiotia que reside no nosso espaço, figurando uma lâmpada, esse símbolo representativo das grandes ideias, quase tão universal como as figas.

Logotipo Final-02

Para terminar, e mais para os preguiçosos do que para os saudosos, deixamos alguns dos artigos que ao longo deste ano vos encheram as medidas:

Naturopédia – Nº9, Lacrau

Lacrau Capa
Perigo: não fazer cócegas.

O Museu onde pode tocar

IMG_4091
Pode babar também ou ir visitar.

Fotossíntese – Eis que chega Biork

cropped-04-BIORK-2
Controle os seus suores esfregando estrato da actriz e cantora Islandesa.

D. Afonso III

AfonsoIII
1º Rei de Portugal e do Algarve e inventor dos headphones, danado para a porrada enquanto ouvia o beat.

Carta à Sofia

Sofia2
Robot, inteligência artificial e “amiga de longa data” de CR7.

A Mentira do Sorriso

30180037_1586413984760061_566825654_n
Cara de cólica nº3.

E o chef diz: Suspira Amor

Sem Título
Delicioso suspiro do Chef Alex

Transverso – O Grande Líder

capa
Da esquerda para a direita: Hatshepsut, Nefertari, Arsinoe, Berenice e Cleopatra

Boas opinações e feliz aniversário!

Nuno Soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s