Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Por um cabelo mais sólido!

Como usar shampoo sólido

O destaque desta rubrica é aquele lugar da mansão que paramos pouco tempo para contemplar: a nossa casa de banho!

Será que esta divisão da casa não merece maior atenção ao pormenor? Já repararam bem na quantidade de lixo, essencialmente embalagens, que faz a mais pequena parte da casa (se não compararmos com a despensa, vá)!

Ora analisemos algumas das coisas que todos temos na nossa casa de banho:

Produto Reciclável Não reciclável Há alternativa mais sustentável
Cotonetes x x
Desmaquilhantes de algodão x x
Frasco de champô x x
Frasco de gel de banho x x
Desodorizante x x
Escova de dentes x x
Esponja de banho sintética x x
Gilete de plástico x x

Não é difícil franzir o sobrolho durante a leitura desta tabela. A maior parte dos produtos que nos habituámos a comprar, principalmente na secção feminina, produzem lixo plástico, muitas vezes não reciclável. Mas esta tabela traz-nos também uma luz ao fundo do túnel: todos estes produtos, dos quais não prescindimos, têm uma alternativa sustentável! Mudar é tão fácil que muitas vezes dou por mim a pensar como é que não pensei nisto antes!

Já abordei aqui a questão do desodorizante e das escovas de dentes, portanto nesta edição vou-me focar nos sabonetes e champô sólido!

Três coisas muito importantes na utilização dos sabonetes: mais ecológicos (não utilizam embalagens plásticas), mais baratos e mais fáceis de transportar! Este conceito eco-friendly no duche apresenta-se como uma abordagem win-win, onde toda a gente ganha, planeta incluído, ele que costuma ser deixado de lado.

Ao utilizares os sabonetes ao invés das tradicionais embalagens de champô e gel de duche estarás a:

  1. Reduzir drasticamente o consumo de embalagens de plástico;
  2. Colocar de lado as preocupações quanto aos limites aeroportuários no transporte de líquidos (Uau! Não é ótimo não andar com o saquinho da vergonha pelo aeroporto fora?!);
  3. Incentivar a produção de produtos que recorrem à utilização de ingredientes 100% naturais e não testados em animais;
  4. Reduzir os gastos despendidos nos produtos de higiene, como os sabonetes são mais concentrados duram em média duas a três vezes mais que os produtos embalados;
  5. Reduzir o peso que carregas na mochila do ginásio ou de viagem, visto que um sabonete é muito mais leve e ocupa muito menos espaço que um frasco;

Já conhecemos marcas antigas de sabonetes de corpo como a nacional Confiança, que entretanto aprimorou os seus sabonetes, com ingredientes naturais com maior teor de hidratação.

Relativamente às marcas de champôs sólidos, sendo que a maior parte é de fabrico artesanal, podem experimentar sem medos os da marca Mirística, Árvore do sabão ou Lush.

xampu-solido

Todos variam na cor, cheiro, ingredientes, peso, preço e função, existindo da mesma forma que nos frascos, o melhor champô sólido para o teu tipo de cabelo. A maior parte destes produtos é feito pelas mãos de quem os vende, sendo que ao comprares está a apoiar as pessoas do teu país, possivelmente teus vizinhos, quem sabe! Experimenta!

Sempre em fotossíntese até à próxima dica.                       Sofia Ramalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s