Ambiente & Cidadania, Artes & Cultura, Crónica Social, Rubricas

Carta a quem não gosta de ler

bookshelf

Pois é, caro amigo, isto de gostos, dizem que não se discutem.

Discordo, claro. Entendo que será bom que os gostos se discutam porque também valorizo a discussão enquanto debate de ideias e perspectivas.

Confesso que gosto de ler. Mais um bocadinho e era uma rata de biblioteca. Aliás, acho que só não sou porque as circunstâncias da vida não me levaram nesse sentido.

Estou a ser injusta, não foi só isso. Existe um lado meu que é de ‘fazer’, de ‘meter as mãos na massa’, de querer ajudar a construir com outros, a mudar as realidades, a desenvolver, a mitigar os sofrimentos e a fazer crescer as autonomias e isso não encontro nos livros.

A cultura e, em particular a Literatura, são para mim chaves de ‘leitura’ do mundo, dos outros e de mim própria. São entradas de ar, ou de luz, às vezes de perplexidades, de espanto, de ideias e de formas diferentes de contar histórias. Mesmo quando não percebo.

A gramática e a retórica interessam-me pouco. Mas já o ofício de escrever me interessa muito. E, se quiser alinhar em dicotomias, direi que me sinto mais próxima do texto literário do que do texto científico. Gosto de conotações, de metáforas, de procurar sentidos, de poesia, da beleza, da liberdade e do efeito emocional.

No que respeita à questão de saber se determinado texto é literário ou não é confesso-me pouco ortodoxa. Para além das classificações ‘clássica’, ‘romântica’ ou ‘crítica’ com os respetivos marcadores que organizam e estabelecem as bases das classificações, interessa-me a pluralidade que permite prosseguir a exposição de autores e de obras.

direito

Pois é, estou para aqui a falar porque acredito que, mesmo na divergência, ganhamos sempre em conhecer melhor o lado diferente do nosso. E eu dou a conhecer o meu.

Não vou falar da iliteracia, do analfabetismo funcional, da aceleração de ritmos, da mudança de hábitos e comportamentos com a banalização dos aparelhos tecnológicos nas nossas vidas. Não porque tudo isso não tenha um papel importante na rejeição da leitura, mas porque sendo questões muito complexas, não explicam tudo.

Vou falar-lhe do que me está próximo: tenho 2 filhos adultos e tentei passar a ambos o gosto pelos livros. Em actos, com consistência, à séria. Lia-lhes histórias, procurava e comprava livros de qualidade, diversos, estimulantes. Para o que gostava de livros foi fácil, foi só ir alimentando o seu gosto e curiosidade. Para o que não gostava de livros diversifiquei estratégias: mais ilustração e menos palavras, histórias empáticas com os interesses e gostos dele, banda desenhada,…não resultaram.

Isto para lhe admitir que não sei de nada sobre o que faz gostar ou não gostar de Literatura. E não tenho daqueles conhecimentos enciclopédicos que conseguem dizer as obras de Dostoiévski de trás para diante. Nem leio um livro porque determinado autor está na moda. E tento não comprar livros nos correios e nos supermercados porque é uma forma de não aderir ao monopólio das editoras e da distribuição, com a respectiva falta de densidade e de diversidade da literatura disponível.

Bom, não sei se me consigo explicar melhor sobre esta coisa de gostar de Literatura.

Só dizer-lhe que é um ingrediente da minha vida com bastante peso. Mas também é uma prática que me ajuda a reflectir, a construir a minha humanidade e tentar ter passos poucos danosos no meu caminho.

E você? Como é que faz? Em que é que se apoia? Quais são as suas questões?

Pronto, vou terminar porque a carta vai longa e você não gosta de ler.

Desculpe qualquer coisinha neste monólogo que na verdade não foi uma discussão. Mas talvez possamos fazer o debate por fases…Posso ficar a aguardar carta sua?

Cumprimentos,

Isabel Passarinho

saramago

4 opiniões sobre “Carta a quem não gosta de ler”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s