Ambiente & Cidadania, Artes & Cultura, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Literatura literariamente sustentável

desperdicio_zeroO salto foi dado, estamos em Janeiro do ano de 2019.

Respirando fundo, deixamos as más lembranças de 2018 para trás do ombro e, fazendo figas, sussurramos que este ano vai ser o ano! E vai mesmo. Para já, nada melhor que começar o ano com um (ou quem sabe dois!) novo livro sobre a cabeceira.

Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins uniram-se criando o surpreendente Plasticus Maritimus, uma espécie invasora, um livro, ou muito mais, que alerta Portugal para o problema dos plásticos no oceano. Na sua infância, Ana Pêgo, colecionava fósseis da praia mas à medida que foi crescendo deu-se conta que havia uma espécie marítima que começava a predominar sobre todas as outras: o plástico. Começou assim uma nova coleção e decidiu dar-lhe um nome de identificação cientifica: plasticus maritimus. Escusado será dizer que essa é a maior coleção que têm e que todos os dias nas nossas praias aparecem novas espécies, com novos tamanhos, cores ou idades. A autora decidiu que o país tinha de tomar consciência do problema dos plásticos nos oceanos e realizou exposições com o plástico recolhido (chamado artivismo), oficinas para crianças como sensibilização para a necessidade da recolha deste novo fóssil das praias. O lixo que mais encontra nas suas caminhadas é o “lixo pequenino”, considerado irrelevante pela maior parte das pessoas, embora seja replicado em grande escala e raramente criticado socialmente: as beatas, os cotonetes (deitados pela sanita) e os balões.

capa-plasticus-maritimus_0

Este livro faz parte dessa caminhada de sensibilização, com ilustrações deliciosas de Bernardo Carvalho, indicado para pessoas desde os seis (idade em que aprendes a ler) até já não teres a capacidade de conseguires focar as letras (podes sempre ver os desenhos ou pedir que to recitem). Se pretendes uma dose arrebatadora de inspiração para te tornares um aguerrido defensor do mar e da natureza, tens de ler este livro! 

plasticus-maritimus-2

Para além de te transformares num assíduo protetor marítimo existe outro livro que pode mudar a tua vida para melhor, claro.

Bea Johnson aproveitou uma mudança para uma casa mais pequena para fazer uma verdadeira mudança de vida, adotando uma dinâmica familiar baseada no conceito “desperdício zero”. A mudança não foi drástica, começou com pequenos passos, até à significativa redução de despesas familiares em 40%! Não é apenas o planeta e os seus recursos que são poupados, para bom entendedor meia palavra basta e se não precisamos de gastar dinheiro em coisas desnecessárias então…

Para além da poupança de dinheiro, a autora foca-se numa clara poupança de energia (coisa rara hoje em dia) que é perdida banalmente na manutenção de todas estas coisas desnecessárias.

A mudança de vida foi tão positiva que a autora decidiu espalhar a palavra e influenciar positivamente mais pessoas a adotarem este estilo de vida mais sustentável e saudável. Para além da criação de um blog escreveu este livro.

Defensora aguerrida do conceito granel e do vinagre de limpeza, Bea Johnson passa por todas as divisões da casa e das diferentes fases da dinâmica familiar  incutindo o espírito zero waste. Na verdade para que precisamos de tantos armários? Para guardar coisas que já não usamos? A nossa vida não é muito melhor quando estamos com pessoas e não com coisas?

fullsizerender-5

O livro é um verdadeiro tesouro de dicas para uma vida mais plena, com mais energia e saúde, um verdadeiro elixir para o equilíbrio com os outros e com o mundo!

Um novo livro é um novo mundo, quem lê, aprende, muda, transforma.

 Sempre em fotossíntese até à próxima dica.                            

Sofia Ramalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s