Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – As nossas árvores precisam de nós!

Floresta mediterrânica

Floresta mediterrânica, típica do Sul de Portugal

Estamos de volta e este mês comemoramos o dia da floresta autóctone! Sabes o que é uma floresta autóctone?! (Eu sei, o nome não é o mais fácil).  

É uma floresta de árvores originárias de uma região própria, ou seja, que se desenvolveram enquanto espécie num território específico.

E porque são estas florestas de extrema importância?

Porque são umas SUPER FLORESTAS: estão melhor adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo mais resistentes a doenças e pragas e a longos períodos de seca ou de chuvas intensas, quando comparadas com espécies introduzidas. Estas florestas servem também de abrigo a muitas espécies de animais e outras pequenas plantas, conservando dentro de si uma bolha de colossal biodiversidade.

Com a quantidade de dióxido de carbono que o ser humano produz, sabemos também que vamos precisar, e muito, de muitas florestas autóctones, visto que estas florestas absorvem quantidades significativas de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa e na amenização das consequências das alterações climáticas.

Floresta Temperada
Floresta temperada, presente no Centro e Norte de Portugal

Outro fator de extrema importância para o nosso país: estas florestas, embora de crescimento mais lento, são normalmente mais resistentes aos incêndios florestais.

Apresento-vos, então, algumas das árvores da nossa pátria: carvalhos, medronheiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, azereiros, sobreiros!

Problema: já ouviram, com certeza, falar de espécies invasoras, certo? Estas espécies trazidas para Portugal, por pessoas exóticas, ameaçam a sustentabilidade da nossa floresta autóctone. O termo “invasora” fala por si: árvores que crescem a um ritmo muito mais acelerado consumindo espaço e nutrientes à nossa floresta autóctone.

Pessoas exóticas
Pessoa exótica

Solução: mas nem todas as soluções passam pelas mãos do presidente da república. Na verdade, nesta questão, quantas mais mãos estiverem a trabalhar, melhor.

As iniciativas para ocupar essas mãos são inúmeras, a nossa floresta autóctone está a perder terreno e precisa da ajuda de todos.

Uma das que se destaca é a Associação Plantar uma Árvore. Nascida da mobilização e vontade de um grupo de cidadãos, esta Organização sem fins lucrativos desenvolve iniciativas de voluntariado para que cada pessoa se envolva na promoção e conservação do património associado à floresta nativa e às espécies vegetais autóctones. Com iniciativas um pouco por todo Portugal Continental e ilhas, o objetivo da associação é envolver a população na conservação e reconhecimento da floresta autóctone, mudando lentamente o paradigma presente de que o dever de cuidar e preservar estas áreas é do estado. As iniciativas são de cariz mais regular em áreas que necessitem de intervenção urgente (áreas ardidas por exemplo).

A tarefa é árdua, não é apenas necessário plantar novas árvores, como fazer ações de controlo de espécies de invasoras (acácias e eucaliptos por exemplo), e cuidar das áreas em redor das árvores jovens para que não morram.

Floresta Laurissilva
Floresta Laurissilva, autóctone dos arquipélagos dos Açores e da Madeira

Um trabalho de Hércules que necessita de muitos voluntários! São apenas necessárias 3 coisas: uma enxadas, um par de luvas e uma dose considerável de boa disposição em família ou amigos!

Vamos ajudar a reerguer a nossa floresta! Estejam atentos a estas iniciativas no site:

 http://www.plantarumaarvore.org/

Sempre em fotossíntese até à próxima dica.                      

Sofia Ramalho

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s