Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Uma viagem sem deixar pegada.

coisas-bolsa

Chegou! Eis a altura do ano mais esperada, planeada (ou não), ansiada, contada a dedos: as férias!

Esta é a época do ano em que naturalmente nos permitimos relaxar, como bem merecemos, tomando banhos de sol na praia, lambuzando os dedos dos petiscos, brindando a longas horas com os amigos, não contando as horas, e, muitas vezes, não contando o lixo extra que fazemos!

Problema: Nas nossas casas conseguimos de maneira mais eficiente controlar a quantidade de lixo descartável que produzimos mas quando passamos a fronteira e temos de realizar a maior parte das refeições e outras atividades fora? Como controlar o lixo que deixamos de visita?

desporto_natureza_shutterstock_135540548-712x475

A produção de lixo é um grave problema para muitas cidades que recebem quantidades exageradas de turistas. Muitos habitantes locais começam a revoltar-se contra os magotes de turistas que chegam às suas cidades, pois com eles vêm toneladas de lixo. Este é um problema aqui, agora, e todos nós como turistas temos o dever de pensar também naqueles que nos acolhem nas nossas viagens de sonho.

Solução: A palavra-chave neste tema é: planear, planear e planear! O planeamento vai permitir-te levar a sustentabilidade contigo na mala de viagem e fazer furor nos locais que te acolhem!

Existem diversos kit’s que podes preparar e levar contigo. Exemplos de objetos que darão muito jeito na altura de recusar lixo descartável e porquê:

Garrafa de vidro ou frasco de vidro com tampa para transporte de bebidas

 

Sede!? Bebida Fresca? Claro! Quando te vires tentado a consumir alguma bebida que venha num recipiente não reutilizável pede para encher a tua garrafa/copo. Não custa nada, ninguém leva a mal.
Guardanapo de pano Este guardanapo vai ser o teu melhor amigo, vais poder recusar guardanapos descartáveis de papel e embrulhar comida nele. Imagina uma sandes? Podes pedir que logo após a sua confeção te coloquem a sandes no teu prático guardanapo de pano recusando dezenas de embalagens!
Saco de pano Transporta tudo o que quiseres, evitando a utilização dos típicos sacos de plástico.
Copo reutilizável retrátil de silicone Este copo irá dar jeito para bebidas mais quentes como os cafés ou chás de máquina. Como é retrátil vai ocupar menos do tamanho de um botão na tua mala.
Pauzinhos de bamboo ou talheres reutilizáveis de campismo Fã de comida oriental? Os pauzinhos de bamboo reutilizáveis e pessoais vão deixar-te bem longe dos talheres de plástico. Uma boa alternativa ocidental são os talheres reutilizáveis de campismo (bamboo, plástico rígido ou alumínio).
Tupperware de bamboo com tampa Este objeto irá permitir-te consumir aquelas comidas de rua apetitosas, que exigem um prato de plástico, e ainda melhor, guardar peças de fruta ou vegetais mais delicados que necessitem de uma proteção!

volta_as_aulas_sustentavel_lixozero_13

Deixo aqui algumas imagens de alguns destes kits de viagem feitos por muitas outras pessoas espalhadas por todo o mundo e que também se preocupam com a sua pegada além-fronteiras! Inspirem-se!

Desafio:

Faz o teu próprio kit para a tua próxima viagem! Os produtos são muito acessíveis e reutilizáveis para outras viagens.

E agora que estás pronto para a viagem da tua vida, sem te esqueceres que o mundo é a tua casa, boa viagem e boas férias!

Sempre em fotossíntese até à próxima dica!

Sofia Ramalho

20180524170718_9748990252_DZ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s