Ambiente & Cidadania, Naturopédia, Rubricas

Naturopédia – Nº7, Carvalho-de-Monchique

Carvalho-de-monchique (Quercus canariensis) (DD – Dados Deficientes)

Carvalho 1

Também conhecido por carvalho-da-Argélia ou carvalho-Africano, o carvalho-de-Monchique localiza-se nos dias de hoje, em território nacional, apenas na Serra de Monchique, que lhe deu o nome. Fora de Portugal encontra-se também em Espanha, e no Norte de África, nomeadamente na Argélia, Marrocos e Tunísia. Em Portugal o seu estatuto de conservação é EN – Em Perigo.

Esta é uma árvore robusta de copa ampla, podendo atingir os 30m de altura. Caracteriza-se por ter um tronco direito, de casca rugosa ou profundamente fendida, de cor parda.

Carvalho 2As folhas de 6-18 X 3-5 cm, são coriáceas, lanceoladas, elípticas ou oblongas, mais ou menos lobuladas, dentadas, glabras, cinzentas-verdes na página superior e tomentosas e glaucas na inferior. As flores geralmente com 6 lobos, agrupadas em amentos amarelo-esverdeados em posição terminal, aparecem entre Abril e Maio. Os frutos são, tal como noutros carvalhos, bolotas solitárias ou em grupos de 2 ou 3 e surgem de Outubro a Novembro.

Esta árvore pode atingir uma longevidade de 250 anos e tem um importante papel na proteção e criação do solo.

Ocorre em sobreirais e carvalhais, em encostas abrigadas, húmidas e frescas, muitas vezes sobre ribeiras. Habita até aos 700m podendo mesmo chegar aos 1000m tendo preferência por solos siliciosos. Prefere a sombra ou semi-sombra e necessita de uma média de precipitação anual superior a 600 mm. A temperatura ideal no inverno ronda entre os 0 e 12ºC e no Verão entre 20 e 24ºC.

As maiores ameaças a esta espécie são o abate para comércio de madeira e a susceptibilidade a fogos florestais. No futuro poderá vir a ser ameaçada pelas alterações climáticas, por ser vulnerável a condições de seca. Outras ameaças consistem na fragmentação de populações e a perda de habitat para plantações de eucalipto.

Existem registos de uso da madeira para aduelas, para carvão e lenha. Também é utilizada na construção de barris, embarcações e travessas de caminho de ferro.

Carvalho 3

Carvalhos-de-monchique de Interesse Público.

Local: E.N. 267, Km 32,82 – Alferce. Idade: 150 anos

Local: Pomar Velho. Idade: 200 anos

Links

IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) 

Flora-ON

Luís Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s