Ambiente & Cidadania, Artes & Cultura, Editorial, Rubricas

Editorial – Maio

SONY DSC

Ora, bom dia!

Eis-nos chegados a Maio, aos primeiros dias quentes, quiçá de praia ou campo ou piscina fluvial, aqueles dias que convidam para, entre mergulhos, devorarmos um livro no intervalo de valentes sonecas debaixo de uma árvore, ou de um chapéu de sol/sombrinha/mujeje (como lhe quiserem chamar).

Na verdade, nesta fantástica estação de dias compridos e quentes, temas não faltam para uma boa leitura, seja por ocasião do 25 de Abril, seja como desculpa para assinalar o dia mundial do Livro que se celebrou a 23 de Abril!

E é precisamente sobre livros que vos venho falar hoje; de livros, de literatura e de ler. De 19 a 21 de Abril realizou-se o VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na cidade da Praia, capital de Cabo Verde. Este evento que tem como objectivo juntar escritores oriundos de vários continentes e realidades culturais, com o ponto comum da língua Portuguesa, contou já, em edições passadas, com a presença de 5 laureados com o prémio Camões e, este ano, levou a Cabo Verde escritores de Angola, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Praia

Esta fantástica mistura de povos (aos quais infelizmente faltou o Brasil) que constitui a lusofonia, é um património ímpar, singular e de que todos os falantes de língua Portuguesa devem estar cientes, pois valoriza e muito a nossa riqueza como povo e como cultura, aumenta a nossa facilidade de intercâmbio e o contacto que podemos ter com realidades, reais ou imaginárias, e saberes transmitidos por escritores dos quatro cantos do globo.

Esta experiência, enriquecedora e galvanizadora de hábitos de leitura e de escrita, não só na Cidade da Praia, que recebeu o evento, como na lusofonia, para além de uma bandeira de afirmação da língua Portuguesa e da comunidade de países em que esta língua é expressa, teve, infelizmente, apenas 2 minutos e 34 segundos de tempo de antena na televisão em Portugal, porque obviamente não é tão relevante como um jogo de futebol entre uma equipa inglesa e uma espanhola no qual jogam ou treinam 0 portugueses, ou uma casa com alguém dentro cujo segredo é ser filha da prima da sua madrasta.

Infelizmente também, são estas as prioridades dos directores de comunicação dos nossos canais de televisão. Parabéns, bom trabalho!

Destaco ainda uma das várias iniciativas que decorreram este mês dedicadas à leitura e ao livro, desta feita, no Algarve. No dia 19 e 20 de Abril, nasceu o Congresso dos Seres Imaginários, em Albufeira, que juntou no mesmo espaço (a Casa do Povo de Paderne) uma dúzia de escritores locais, oriundos ou residentes do concelho, para partilharem as suas experiências e debaterem temas como a Literatura e a Infância, a Verdade na Ficção, a Ficção e a História, o Fantástico e a Memória, e a Poesia.

Ser imaginário

Tendo sido uma iniciativa de pequena escala, não posso deixar de salientar o quão importantes são eventos como este I Congresso dos Seres Imaginários, que simultaneamente dão espaço e tempo de antena aos autores locais, alguns com uma projeção já bem maior que os limites geográficos da sua terra, e traz para as populações locais a possibilidade de mais do que assistirem, se envolverem em debates culturais, históricos, intelectuais, em que a troca de experiências e opiniões enriquece, por demais, todos os participantes.

Dito isto, espero que em Albufeira e no resto do país, as valorosas almas que não desanimam por ver o objecto de sua paixão (os livros, literatura, literacia), relegados para trás do futebol e de surreality shows, continuem a promover e dinamizar iniciativas que tragam mais valias, conhecimento, experiências que enriqueçam os seus conterrâneos e a sociedade como um todo.

Desejo-vos felizes leituras de primavera e continuem connosco no mês de Maio!

Nuno Soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s