Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Dentes de Leão

UnderdoneComicsSpermWhaleJunkBall.png.653x0_q80_crop-smart

O tema deste mês pretende fazer-vos sorrir, com aquele sorriso de orelha a orelha, típico de filmes de cinema Hollywood. O sorriso é algo que nos preocupa certo? Numa sociedade de selfies e flash’s ter os dentes alinhados e brilhantes é passaporte para muito nesta vida.

Todos os dias lavamos os dentes, várias vezes ao dia, segundo recomendam os especialistas. Mas será que este gesto é penoso para o ambiente que nos rodeia?

Analisemos os factos (isto é ciência!):

Problema: Houston, we have a problem! Nos países desenvolvidos o hábito de escovar os dentes é imprescindível para uma vida saudável e com qualidade, sendo que cada um de nós tem a sua escova de dentes individual que deverá ser renovada a cada 3 meses. Se deitamos fora cerca de 4 escovas de dentes para o lixo por ano, fazendo as contas à população dos países desenvolvidos, são deitadas fora cerca de 23 mil toneladas de escovas de dentes de plástico por ano. Pouca coisa? Ok, deitamos fora e depois? Depois, devido ao seu fabrico industrial, que, já agora, liberta imensos gases com efeito de estufa, todas estas escovas não podem ser recicladas e acabam em aterros sanitários e, é claro, nos oceanos. Se vão parar aos nossos oceanos, e como demoram cerca de 400 anos a decompor-se, entram facilmente na nossa cadeia alimentar pois são ingeridas pelos peixinhos que ainda não se aperceberam da diferença minúscula que existe entre pequenos peixes coloridos e um pedacinho de plástico lilás. Gostavam de comer uma escova de plástico ao almoço? Pois, eu também não…

Solução: Pois é, o homem sonha e a obra nasce! E é uma obra da natureza: a escova de bambu!!

How+to+make+your+compostable+zero+waste+bamboo+toothbrush+last+longer+_+Litterless

Estas escova deixa-nos ainda os dentes mais brilhantes acreditem! Principalmente porque vai querer mostrá-la a todos os seus amigos: bonita, feita de bambu (o panda é esperto e sempre soube que fazia bem aos dentes), feita de forma artesanal sem necessidade de químicos, leve e sobretudo biodegradável, à exceção das cerdas que pode cortar e colocar na reciclagem dos plásticos. Também as embalagens onde vem estas escovas são de cartão ao invés do involucro de plástico. Para além disso, especialistas referem que o bambu funciona como um antibacteriano natural, tendo na sua constituição agentes que previnem a proliferação de bactérias nocivas. É também um material sem porosidade que evita assim a contaminação por fungos e bactérias, contribuindo para que a sua higiene oral seja mais saudável. Sendo feito pela natureza este produto é naturalmente isento de BPA’s (plásticos tóxicos).

Existem diversas marcas e preços, com compra online ou na loja de produtos Bio, só faltando estar mesmo nas prateleiras dos supermercados tradicionais para chamarem mais a atenção dos mais distraídos para as suas vantagens.

Sublinho a existência de duas marcas portuguesas que as comercializam (porque o que é nacional é bom e dá emprego aos nossos) – The Bam & Boo e Babu!

Também no E-bay poderás encontrá-las a preços mais convidativos. Não há desculpas para não mudar!

Desafio:

Biodegradável, Ecológica, Sustentável, Antibacteriana, Moderna e Personalizável (podes sempre fazer uns desenhos ou escreveres o teu nome no bambu com um pirógrafo) Uabau! Quem não havia de querer uma destas?

Quando deitares fora a tua velha escova de dentes, estragada, poluente, não reciclável e não comida para peixes, pensa em adquirir uma, duas ou três destas!

R11821_image1

E lembra-te, o tubarão não é um embalão! Sempre em fotossíntese até à próxima dica!

Sofia Ramalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s