Ambiente & Cidadania, Fotossíntese, Rubricas

Fotossíntese – Café? Sem desperdício, claro.

radiate-coffee-online-australia-pods

Hoje trago-vos um tema bem saboroso, até com direito a uma colher de açúcar ou adoçante para os mais preocupados. Um pouco por todo o país milhares de portugueses fazem este gesto diariamente e, por vezes, repetidamente:  o de levar a chávena de café quente à boca.

E que bem que sabe! Quem não gosta de uma pausa para café no meio de um extremamente cansativo dia de trabalho ou da partilha de um café com aquele amigo conversador numa qualquer esplanada. Portanto, o café corre-nos no sangue e está intimamente ligado às nossas melhores memórias. Mas será que este gesto repetido continuadamente acarreta consequências para o nosso planeta?

Problema: Até estaríamos ambientalmente “relativamente tranquilos” neste campo, se não fosse a (muito má) invenção do século: a máquina de cápsulas de café! Segundo dados da Zero Waste Europe, 10 mil milhões de cápsulas de café foram vendidas em todo o mundo, apenas em 2010. No ano de 2013 cerca de 43% dos portugueses aderiram à máquina de café em cápsula, de acordo com a Marktest (2013). 1690ec27d436a2fed3251254d8a98ec2

São milhões de capsulas de café a irem parar ao lixo todos os anos depois de apenas uma utilização. É isso mesmo, apenas uma vez!

Existem empresas que se comprometem com a reciclagem destas mesmas cápsulas, mas os pontos de recolha são limitados às grandes cidades e a sua reciclagem é um processo que exige ainda mais recursos ao planeta.

O ideal seria não realizar este desperdício todo, certo?!

Solução: O que nos vale é que para todos os problemas somos sempre capazes de inventar uma solução à altura: a cápsula reutilizável! Para quem não quer prescindir da sua máquina de cápsulas pode sempre adquirir estas soluções disponíveis no mercado. As cápsulas de café reutilizáveis de plástico ou inox (sendo as de inox a melhor opção a nível ambiental) ou as cápsulas e café de bioplástico que são degradáveis (mas que não podem ser reutilizadas).

Onde e a que custo as podemos adquirir?

Existem em vários formatos e para as várias marcas de máquinas de café, a aquisição online permite uma melhor relação qualidade-preço. Deixo-vos algumas referências:

https://viciodecafe.pt

https://www.mycoffeestar.com

Pessoalmente, encomendei cápsulas reutilizáveis de plástico do Ebay (podemos escolher as cores inclusivamente) por um preço bastante acessível, bastando apenas pesquisar por “reusable coffee capsules” e estou bastante satisfeita com o resultado.

A loja Maria Granel em Alvalade vende cápsulas biodegradáveis (compatíveis com a Nespresso). We-do-not-mislead-consumers-says-Rainforest-Alliance_wrbm_large

Não se esqueçam também de adquirir café certificado com o símbolo Fair Trade, Bird Friendly ou Rainforest Alliance, ou biológico, desta forma certificam-se que estão a consumir o melhor café do e para o mundo, preservando e restaurando ecossistemas de floresta tropical.

Se uma família mudar para café certificado durante um ano é suficiente para proteger 2800 metros quadrados de floresta tropical!

Desafio – O primeiro desafio é simples e prático: adquiram cápsulas reutilizáveis para a vossa máquina de café, ela merece! Para além de conseguirem escolher o vosso café preferido sairá significativamente mais barato!

Pois é, desfrutar do teu café nunca foi tão bom para ti e para a natureza! Continuem a fotossíntese! Até à próxima dica!

Sofia Ramalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s