Ambiente & Cidadania, Naturopédia, Rubricas

Naturopédia – Nº3, Vaca-Loura

Vaca-loura (Lucanus cervus) (QA – Quase Ameaçada)

3.1

Hoje falamos da vaca-loura (Lucanus cervus), também conhecida por cabra-loura ou escaravelho-veado. Trata-se de um escaravelho da família Lucanidae, sendo a espécie de maior tamanho da Europa. Em Portugal ocorre sobretudo na metade Norte do país.

O dimorfismo sexual nesta espécie é bastante evidente, devido às pinças de grande tamanho presentes nos machos. Nestes, o comprimento do corpo pode variar entre 2,7 e 5,3 cm, sem contar com as mandíbulas, podendo até ultrapassar os 8 cm de comprimento, contando com estas. As fêmeas, mais pequenas, podem medir entre 2,6 e 4,1 cm. Ambos são brilhantes, com a cabeça e tórax negros e abdómen e pinças acastanhados.

3.2

A larvas deste insecto poderão demorar entre um, a sete anos a atingir a maturidade, os quais passam a alimentar-se de madeira em decomposição. Preferem as árvores frondosas, pelo que estão normalmente associados a bosques e florestas caducifólias. Por esta razão não é uma espécie comum em áreas urbanas.  

As larvas têm um apetite muito voraz, pelo que com apenas um grama de peso, podem comer num só dia 22,5 cm³ de madeira. Isto permite-lhes alcançar um tamanho considerável, chegando aos 10 cm de comprimento. Quando atinge o tamanho certo irá completar a metamorfose, passando pela fase de pupa até chegar a adulto.

3.3

A vida dos adultos, depois da metamorfose é muito mais curta que a da larva.Os adultos, por sua vez, alimentam-se da seiva das árvores e de sumo de frutas maduras.

O macho adulto tem um período de actividade de cerca de um mês. Durante este período, o seu objetivo é acasalar, morrendo logo de seguida, no entanto podem ser encontrados com frequências nas escorrências de carvalhos, onde se alimentam. Começam a aparecer durante a Primavera, tendo o seu pico de atividade nos meses de Junho e Julho. As fêmeas podem ser vistas até Setembro, uma vez que demoram mais tempo a pôr os ovos nos locais ideais para o sucesso da espécie.

As vacas-louras, assim como outros escaravelhos decompositores de madeira, prestam um serviço ecológico de elevada importância, mas a industrialização das florestas fez com que estes insectos perdessem muito do seu habitat. A destruição/substituição da floresta autóctone naturalmente bem desenvolvida resulta na redução de abrigos e de áreas de alimentação disponíveis, através da eliminação de árvores mortas ou decrépitas. Em zonas agrícolas, a eliminação de sebes arbóreas pode favorecer o declínio local das populações. Outras ameaças são a utilização de fertilizantes, pesticidas e herbicidas, as colecções para venda e a mortalidade em estradas.

É uma espécie protegida. Consta no Anexo II da Diretiva Habitats, no Anexo III da Convenção de Berna e está classificada como Quase Ameaçada pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

3.4

Curiosidades:

  • Os machos têm pinças para lutar entre si na presença de fêmeas. Normalmente encontram-se nos ramos altos das árvores e o macho vencedor é aquele que no final da luta não cair da árvore.
  • Apesar do seu aspecto ameaçador as pinças dos machos não possuem uma grande força de aperto, sendo as mandíbulas das fêmeas capazes de desferir uma dentada mais dolorosa.
  • Pensa-se que o termo francês “cerf-volant”, para papagaio de papel, tem origem numa prática antiga de divertimento, em que consistia ver estes insectos a voar, presos por um fio.

Aproveitamos para divulgar um projecto em Portugal que está a tentar quantificar as populações desta espécie e outras aparentadas. O objectivo é promover a ciência cidadã. Se viu insectos desta família, pode reportar para o seguinte endereço: http://www.vacaloura.pt/participar-avistamento/

A Natureza agradece-lhe.

Luís Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s