Ambiente & Cidadania, Artes & Cultura, Editorial, Rubricas

Editorial – Março

Eis-nos chegados a Março, o mês da Primavera e do am… aniversário do Opina! Pois é! Este mês celebramos 5 aninhos de vida!

E apesar de o termos feito o ano passado, aquando a celebração dos 48 meses de actividade, este ano voltamos a mudar de casa estando agora estabelecidos, como podem ver no topo desta página, em www.opinaquenemumdoido.com. Mas não se preocupem que não contamos para o ano, seguir a SpaceX e alojarmos o Opina em Marte. Ficaremos por cá ainda que, aparentemente, as rendas por lá sejam bastante jeitosas, e a poluição sonora e atmosférica reduzidas.

O ano de 2017 foi, sem dúvida, um ano fantástico para nós! O novo espaço acolheu em 2017 mais de 100 artigos sobre uma grande variedade de temáticas, desde a morte (e vida) de Mário Soares, a efeméride do Dia da Mulher, os desarranjos amorosos de um Poeta, festivais, lançamentos de livros, problemas ambientais, segurança rodoviária, a deliciosa Rota do Petisco e demais destinos gastronómicos de eleição, cinema, teatro, música, enfim, uma vasta panóplia de conteúdos para muitos e variados gostos.

2017 foi ainda ano de intervenção, de projectos e de participação em iniciativas ambientais e de cidadania as quais não posso deixar de destacar! No verão, erguemos a bandeira da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) e em parceria com os nossos talentosos amigos da Carripana Films, escrevemos e realizámos o vídeo promocional da campanha de crowdfunding da PALP para levar o contrato de exploração de petróleo da ENI/GALP, na costa Vicentina, a tribunal, sobre a forma de providência cautelar. Esse processo contou ainda com a contribuição do grande Dário Guerreiro, o humorista Môce dum Cabréste, e do radialista Nuno Silva, da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM), cuja magia chegou, por esta altura, a quase 200 000 pessoas!

A PALP reuniu os fundos que necessitava, a providência cautelar avançou, e no mês passado foi imposta uma suspensão ao referido contrato por um período de 3 meses, para deliberação do tribunal, que esperamos, leve ao cancelamento do dito contracto.

Ainda no mesmo verão, 3 dos nossos habitués fizeram parte de uma equipa de 7 autores que lançou o livro “Lugares e Palavras do Algarve”, assegurando a produção poética da obra e 1 conto sobre a conquista da cidade de Faro por D. Afonso III aos Mouros. O âmbito geral do livro, como o nome sugere, é dar relevância ao património cultural e histórico da região Algarvia, em prosa e poesia.

É também de salientar, pela relevância que teve, a denúncia feita pelo Opina do estado medíocre de sinalização e iluminação que, em ano de intermináveis obras na EN 125, a entrada da localidade da Mexilhoeira Grande, no concelho de Portimão, foi deixada após a construção da rotunda de acesso à povoação. Esta, veio dar voz ao descontentamento da população local e promoveu ampla discussão entre cidadãos e poder local que resultou, na resolução do problema através da substituição da sinalização existente e colocação de iluminação apropriada no local.

Em 2017 celebrámos também uma parceria com a Epopeia Records, editora Farense, que se juntou assim à Obnósis Editora como parceira oficial do Opina – Espaço de Divulgação Cultural!

Para 2018 esperamos ainda mais novidades, em artigos, parcerias e projectos, destacando desde já as duas novas rubricas que o novo ano nos trouxe, a Naturopédia, dedicada à biodiversidade, e a Fotossíntese, com foco em práticas ambientalmente sustentáveis!

Sobre a nossa nova casa não me vou alargar, deixo-vos explorar à vossa vontade, dizendo-vos apenas que podem contar com uns entusiasmantes próximos tempos (a começar já pela próxima semana com o sorteio de aniversário), que podem acompanhar por e-mail (através da nossa newsletter), facebook e youtube ou, directamente através de www.opinaquenemumdoido.com

Obrigado a todos, feliz 5º aniversário e boas opinações!

Nuno Soares

3 opiniões sobre “Editorial – Março”

  1. I’ve been surfing online more than 2 hours
    today, yet I never found any interesting article like yours.

    It’s pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good
    content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s